Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Iniciando no Android - Primeira aplicação

Bom, anteriormente vimos como gerar o ambiente para trabalhar com android (Iniciando no Android - Instalando o ambiente). Agora vamos ver como fazemos para criar a nossa primeira aplicação e rodá-la.

No Eclipse vá em File>New>Android Project. Então vai aparecer a janela para criar a nova aplicação, informe o nome da aplicação e clique em "Next".
Agora vem um passo importante, você precisa selecionar um "Build Target", ou seja, para qual versão será compilada sua aplicação. Como meu celular é meio que uma velharia entre os Smarts, selecionei API level 3 que representa o Android 1.5.

Agora nossa primeira aplicação já está criada. Vamos dar uma olhada na estrutura. Não vamos muito a fundo logo de cara.

1 - Os fontes que você vai implementar estão na pasta src/;
2 - A pasta gen/ possui apenas fontes gerados, portando não altere eles pois serão sobrescritos;
3 - Na pasta resources estarão localizados os gerenciadores de layout, imagens e o "cadastro" de strings;

Agora, para executar vamos ter de criar uma configuração para o emulador. Para tanto clique em "Window">"ADV Manager". Depois, na janela que abrir, clique em "New". Dê um nome para o o seu dispositivo, selecione o target compatível com o seu projeto (API level) e depois clique em "Create ADV".

Após isso, e ainda na janela do ADV Manager, selecione o dispositivo criado e clique em "Start" e logo em seguida, "Launch". Aguarde até o emulador estiver totalmente carregado.

Clique com o botão direito no seu projeto, vá em "Run As">"Android Application", e aguarde a sua aplicação ser executa do emulador. Pronto. Agora você pode olhar o código fonte e verificar como apareceu a mensagem e tudo mais.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário